segunda-feira, 22 de outubro de 2012

No meio da caminhada...


Tente imaginar-se nesse momento subindo uma montanha é maravilhoso, as árvores, o ar puro e enquanto caminha, você consegue observar a paisagem que te cerca, até mesmo os pequenos detalhes como, o desenho que um feixe de luz formas nas folhas secas no chão, uma lagarta que lentamente se alimenta de uma folha e até mesmo o trabalho incansável das formiguinhas pelo chão. Tudo é tão encantador e sua visão está atenta a cada detalhe. Você pensa, puxa nunca tinha reparado nisso, como é lindo. É no começo que somos mais sensíveis, mais dispostos, mais atentos, pois no começo o nosso foco é curtir cada detalhe da caminhada.

Entretanto, ao longo da caminhada, o percurso já não é tão agradável, você começa a cansar, a ter sede, seus pés começam a doer, seu corpo começa a reclamar. O cansaço toma conta da sua mente também, e quando ele a ocupa, sem perceber seu olhar já não está tão atento aos detalhes, quanto antes, o que o encantava no início já não te encanta mais, as coisas simples e brilhantes foram deixadas de lado pela vontade de chegar ao final.

Engraçado, quanto mais você quer chegar ao final da caminhada, mais ela demora a terminar. Logo você percebe que o caminho do início ao meio foi mais rápido do que está sendo do meio ao fim. E sabe por que isso acontece? Por que você está trocando o momento que você está vivendo, pelo momento que você quer viver.

Quando sabemos o que nos espera no final do caminho, não valorizamos o trajeto da caminhada. Vou te dar um exemplo, eu sou estudante de Direito e o meu objetivo ao terminar o curso é me tornar uma defensora pública ou uma juíza federal (não custa nada sonhar, rs), mas se eu não valorizar e me empenhar em cada semestre eu poço reprovar alguma disciplina e acabar prejudicando a minha formatura, ou até mesmo, posso manter a média e ir empurrando com a “barriga” até me formar, mas o que me fará uma excelente profissional é  valor e o empenho que terei durante cada ciclo do meu curso.

É muito comum trocarmos o nosso presente pelo nosso sonhado futuro, mas o que determinará o seu futuro não são os seus sonhos, mas são as suas atitudes no presente, valorize o seu presente para que você possa desfrutar de um futuro promissor.

No meio da estrada nos importamos mais com a chegada do que com a caminhada. Por isso lá em Habacuque 3:2-b diz: “aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida;”  Porque é no meio que o caminho fica mais difícil física e psicologicamente. É no meio que você decide se vai continuar ou se vai desistir da caminhada.

Quando você estiver no meio, NÃO DESISTA! Mantenha o foco que você chegará ao topo e todo esforço valerá a pena e valorize cada detalhe da caminhada. Não permita com que o cansaço, o desânimo, a incredulidade domine a sua mente, mas renove-a com a palavra do Senhor que diz que você pode todas as coisas por meio daquele que te fortalece, que você é mais que vencedor, que não há nada impossível para o seu Deus, e que é REAL!

Aproveita a caminhada para exercitar a sensibilidade, a humildade, o domínio próprio, a perseverança, a comunhão com Deus... É no meio da caminhada que você saberá que tipo de frutos você está produzindo... Lembra? Gálatas 5:22 e 23:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Contra estas coisas não há lei.”

E saiba nessa caminhada você nunca estará sozinho, mas estará acompanhado da pessoa mais inteligente, mais forte, mais sábia, mais estratégica, mais confiável, mais amável e dotada das melhores qualidades que é possível descreverem, o Espírito Santo. Nessa caminhada valorize a companhia dele, deixa ele te ensinar, transformar, avivar, capacitar e pode ter certeza que nessa caminhada vocês ficarão parecidíssimos.

É na companhia do Espírito Santo que você chegará ao fim da caminhada pronto para subir qualquer montanha, pois ao decorrer do caminho o que você aprender com ele fará de você não apenas um vencedor, mas um MAIS QUE VENCEDOR!

Pois ele vai te ensinar a superar as dificuldades, a lidar com os perigos, a equilibrar suas emoções, a perseverar em meio às impossibilidades, a não parar no meio do caminho, mas continuar inabalável até o FIM.




segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Guiado por Deus ou pelo coração?

Entregue seu coração nas mãos de Deus!


 Quando escolhemos viver na direção de Deus, nunca tomamos uma decisão sem consultar a Ele, a opinião dele é que faz toda a diferença e é a que realmente importa. Isso não quer dizer que você vai se tornar um sujeito arrogante que não dá a mínima para o que os outros falam, pois o homem mais sábio de toda a Terra, Salomão, nos disse: “Na multidão de conselhos há segurança e o sábio da ouvidos aos conselhos. Onde não há conselhos fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito... Na multidão de conselhos está a vitória”(Pv.11:14;12:15;15:22;24:6), afinal, Deus usa as pessoas para falar com a gente, mas ter discernimento é importantíssimo, para você não ser confundido.

“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e perverso. Quem é capaz de compreendê-lo?” Jeremias 17; 9. Outra passagem em Provérbios diz que do coração procedem as saídas da vida. O coração (sentimentos, vontades) é uma das coisas mais difíceis de conseguirmos entender e controlar, por isso precisamos de muita calma quando o nosso coração começar a palpitar mais forte... RS!

Quantas vezes você tomou uma decisão no calor da emoção e depois se arrependeu?

Deus se interessa por sua vida e Ele quer fazer parte de cada decisão. Muitas vezes, por algo ser simples e não ter muita importância deixamos Deus de lado, mas cada detalhe da sua vida é importante para Ele, pois em tudo Ele tem o melhor para você e pode ter certeza que Deus não quer que você “quebre a cara” e se você sempre colocá-lo em seus planos Ele nunca vai permitir que isso aconteça.

Ser dependente total de Deus tem facilitado bastante minha vida. Deus tem me guardado das frustrações e decepções inevitáveis de quem toma decisões erradas. Eu sempre digo: “Deus, o Senhor enxerga além do que eu posso ver então me diz Senhor, é a tua vontade?” Creia, são palavrinhas “mágicas” RS!

Quando ficamos confusos em relação a algo importante em nossas vidas, achamos que é de Deus, depois não achamos mais, confusão de sentimentos e pensamentos embaralhados, uns dizem uma coisa, outros dizem outra... Nessa hora você precisa mais do que nunca de P-A-C-I-Ê-N-C-I-A! O mundo não vai acaba, RS... Deus não vai te deixar sem resposta, basta confiar. Talvez você diga: “Andressa você diz isso porque não é com você, eu preciso muito de uma resposta e rápido”, mas eu sei exatamente o que é isso, e não há segredo, é só MANTER A CALMA E CONFIAR EM DEUS, Ele sabe o momento certo de te responder, Ele está no controle de TUDO e essa certeza basta, para saber que tudo vai dar certo, pois não esqueçam “tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus”.

Ao orar, espere ouvir a resposta de Deus, pois oração é um diálogo (você e Deus falam) e não um monólogo (só você fala), RS!

Portanto, priorize a vontade de Deus para sua vida, não menospreze o Espírito Santo, mas faça questão de colocá-lo em tudo na sua vida. Seja guiado por Deus e acalma o seu coração e pode ter certeza que assim você terá uma vida plena e satisfeita!

Até a próxima Gente!
Abraços!
Descansem no SENHOR!